A PLATAFORMA TECNOLÓGICA EM REDE ENDEAVOUR
A iniciativa tem plataforma tecnológica baseada em um Master Cell Bank e em estrutura de desenvolvimento genético. A Fase 1 da iniciativa incluiu um acordo, de co-desenvolvimento e licenciamento de uma carteira de oito produtos baseados em uma plataforma biológica/genética. O objetivo da plataforma é possuir e comercializar um portfólio de 20 produtos de alto valor agregado em 5 anos.
As duas Unidades de Desenvolvimento
A ENDEAVOUR é composta por duas unidades de desenvolvimento:
- A unidade de laboratório de pesquisa e desenvolvimento.
- Unidade de testes, registro e comercialização (R&C).
Cada unidade tem sua contribuição para o negócio. A unidade de laboratório de pesquisa e desenvolvimento deve: prospectar, testar e co-desenvolver produtos em um portfólio. A unidade de R&C deve estabelecer procedimentos de aplicação e aprovar sob normas regulatórias, distribuir e comercializar produtos.
Ambas as unidades são interconectadas pela cadeia de desenvolvimento de produtos, testes e aprovação regulatória.
Unidade de laboratório de P&D
O laboratório é capaz de se desenvolver sob testes exploratórios, em ambientes que simulem o ambiente real da colheita brasileira.
Por exemplo, para testar a dosagem a ser aplicada ao campo para controlar pragas, o laboratório coleta larvas de campo e controla a evolução de gerações.
O laboratório, sob o protocolo estabelecido, testa produtos para gerar dados e determinar a dosagem certa e o protocolo que deve ser usado para aplicar o produto (ou combinação de produtos) a ser usado em campo.
A parte mais importante da estrutura de P&D da ENDEAVOUR é o seu repositório de conhecimento de proteínas e funções que combinam pragas, princípios ativos e estruturas biológicas em um painel de biomarcadores, com padrões de eficácia e metas. Esta iniciativa estabelece um painel único global de biomarcadores, para os requisitos do cultivo brasileiro de suas diferentes lavouras.
A UNIDADE DE TESTES, REGISTRO E COMERCIALIZAÇÃO (R&C).
Esta unidade tem como foco a prospecção, negociação, licenciamento, pesquisa de mercado, testes de laboratório e de campo, pessoal, apresentação comercial e registro dos bioprodutos.O objetivo é preparar os 20 produtos para o mercado brasileiro.
Esta unidade é de co-desenvolvimento, para identificar melhorias necessárias nos produtos, projetar protocolos e aprová-los sob uma metodologia regulatória reconhecida no território nacional.
OBJETIVO DAS UNIDADES
O objetivo destas unidades é estabelecer um portfólio estratégico biológico para as culturas brasileiras. Esse portfólio deve ser composto de :
- Bioprodutos de controle de pragas.
- Fertilizantes de próxima geração.
- Desenvolvimento de seleção de sementes.
- Bioherbicidas.
- Produtos de crescimento e maturação.